UNINASSAU encerra Congresso de Ciências Farmacêuticas

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande, encerrou na última sexta-feira (25) o II Congresso Regional de Ciências Farmacêuticas, promovendo uma série de explanações sobre inúmeros temas relativos à área. Por dois dias, a programação teve palestras, mesas redondas e minicursos para estudantes da UNINASSAU e de outras instituições.
O encerramento contou com uma palestra da farmacêutica Patrícia Navarro, integrante do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB), com uma explanação da situação atual do mercado de trabalho para os farmacêuticos no estado. Ela pontua que a área de análises clínicas tem tido um crescimento exponencial na Paraíba, entretanto, o ramo de laboratórios farmacêuticos ainda é a área que mais oferta vagas de trabalho.
“Especialmente nas cidades menores, são muito os relatos de pessoas que buscam uma farmácia para certificar se o medicamento receitado pelo médico no posto de saúde. A população reconhece o nosso trabalho (de farmacêutico), onde, muitas vezes, ainda somos confundidos com os balconistas”, explica.
Patrícia falou para uma plateia de estudantes, que já empreendem na área, e a esses profissionais ela lembrou a importância de se fazer capacitações com os demais funcionários da farmácia. “É importante que vocês façam sempre treinamentos com os balconistas, especialmente quem já tem uma farmácia de pequeno a médio porte, porque é função também do farmacêutico”, pontuou.
Ela ressalta que o farmacêutico, assim como outros profissionais da saúde, tem uma rotina de trabalho puxada, e que precisa, sempre, de capacitação. “Nós (profissionais da saúde) somos preparados para cuidar de pessoas e isso não será feito corretamente se o profissional não tiver consciência de que deve estudar continuamente, para saber lidar melhor com os nossos pacientes”, sublinhou Patrícia Navarro.
Assessoria