Outubro Rosa: mastologista lembra a importância da prevenção do câncer de mama

No Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama, o médico mastologista Alírio Virgolino Nóbrega, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, em Campina Grande (PB), dá dicas sobre prevenção à doença, hábitos que devem ser evitados e tratamento.

“A realização do exame o quanto antes é melhor. Algumas mulheres, ainda hoje, têm o receio de vir ao mastologista, de fazer exame, com medo de encontrar alguma lesão – o câncer de mama. O resultado disso é que o diagnóstico vem tarde e provavelmente vai estar no nível maior”, explica o especialista, que ainda recomenda o autoexame pela mulher.

Para Alírio , o ideal é que as mulheres procurem  um mastologista , anualmente, a partir dos 40 anos de idade, para quem não tem nenhum histórico na família relacionado com o câncer. Já para quem não possui este histórico familiar, a idade ideal para essa consulta é 35 anos.

 

O mastologista destaca que a mudança de alguns hábitos pode ser um fator determinante para a prevenção do câncer, como: evitar o consumo de álcool e o fumo e de riscos ambientais e adquirir uma rotina com atividades físicas e alimentação saudável.

Para o tratamento do câncer de mama, podem ser incluídas as modalidades de tratamento local, com cirurgia e radioterapia, além da reconstrução mamária, e de tratamento sistêmico, com quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022,  formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.