Nas festas de final de ano é comum se ver nas mesas dos familiares as mais diversas opções de comidas: frango recheado, salpicão, arroz de forno, saladas, chester, farofa e doces. Muitas opções e tentações que se consumidas de forma inadequadas podem provocar danos à saúde. O alerta é da nutricionista Iraci Sabino, do Sistema Hapvida, que também recomenda passar as festividades sem aglomerações e utilizar as máscaras para a prevenção à Covid-19.
Para a especialista, é possível fazer substituições de itens da ceia sem deixar de seguir uma alimentação saudável rica em nutrientes e com baixa ingestão de açúcares de gorduras. “A gente tem que ver a questão da coerência, pode beber, pode comer, mas deve-se consumir com muita cautela. Tem que priorizar a questão da quantidade, analisar o conjunto do prato. Dar preferência às saladas e frutas, uma ótima opção para substituir o peru, é o lombo de porco, o frango, é importante só ter cuidado com a quantidade de gordura”, ressalta a nutricionista.
De acordo com a nutricionista, para readaptar o organismo dos dias respectivos às refeições exageradas, é preciso de um processo de reeducação alimentar. Ela recomenda abusar das frutas e verduras das mais variadas cores, elas vão ajudar a restabelecer a energia necessária do corpo e muita hidratação. “Se hidratar é uma das principais dicas, beber muita água é fundamental”, conclui Iraci.
Assessoria