Na agenda da manhã desta quarta-feira, Murilo Galdino reservou para participar da abertura dos Jogos Índigenas da Paraíba, que voltaram a ser realizados, após uma lacuna de dois anos em função da pandemia. O evento realizado na Aldeia Jaguará no município de Rio Tinto, contou em sua abertura com desfile de representantes das mais de 30 aldeias participantes e apresentação do toré, dança dos povos indígenas, além do juramento do atleta e acendimento da tocha.
A competição terá cinco dias de duração com as modalidades de futebol de campo, futsal, natação no rio, canoagem e arco e flecha.
Em Rio Tinto, Murilo recebeu o Cocar do vereador Luan Potiguara. “Foi uma honra participar desse evento tão importante e enriquecedor.Obrigado a todos e a todas que nos receberam tão bem. Em especial ao meu amigo e vereador Luan Potiguara por nos apresentar mostrar de perto a riqueza cultural dos povos originários. Obrigado também ao meus amigos Pereira e Pereirinha, o cacique Aníbal, Adriano de Jaraguá, Dr Ninho, Pessoa, Júnior de Tota e Gilmar Filho”.
Na abertura esteve presente o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Zezinho Botafogo, que enfatizou a emoção em ver os Jogos retornando. “Presenciar a alegria de cada índio e índia aqui presente deixa qualquer um emocionado, após o momento pandêmico que atrapalhou o calendário esportivo e com os Jogos Indígenas não foi diferente”, frisou.
O cacique geral das aldeias potiguaras, Cacique Sandro, lembrou em realizar uma homenagem ao Pajé Francisco, da Aldeia São Francisco, que faleceu no início deste ano e era um incentivados dos Jogos Indígenas.