O Hapvida, um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil, lança, neste mês, um programa piloto de inovação aberta com startups (equity free), batizado de Explora. A ideia é selecionar cinco startups em âmbito nacional que possam implementar pilotos em um prazo de até quatro meses, atuando com os seguintes desafios da companhia: como dar escala a programas de saúde preventiva, como implementar uma ferramenta para diagnóstico, gestão e treinamento quanto à LGPD, como melhorar a gestão de saúde e bem-estar do cliente a partir do seu histórico na empresa, como criar novas oportunidades a partir dos dados gerados pela empresa e como criar um canal mobile único de comunicação e serviços de RH com os nossos colaboradores. “Esses desafios estratégicos atendem a necessidades atuais e ajudam a construir nossa visão de futuro para a empresa. Entendemos que conseguiremos uma boa resposta das startups e traremos ótimo insights para nosso programa”, explica Fabio Calzavara, Head de Inovação e Design do Hapvida.
O registro de interesse das startups deve ser feito a partir do link https://app.pipefy.com/public/form/qkvUxre7 até quarta-feira, 25/11. O programa é realizado em parceria com a Kyvo Design Driven Innovation, consultoria que conduzirá o processo de busca ativa de startups para posterior realização de entrevistas e seleção das startups para o processo de prototipação e implementação dos pilotos. O programa será finalizado no Demo Day, com a apresentação dos resultados dos projetos pilotos.
As cinco startups escolhidas terão acesso a um pacote de benefícios, incluindo recursos para implementação dos pilotos validados de até R$ 16 mil por piloto, visibilidade do projeto, contato com diferentes áreas da organização, mentorias com executivos, acompanhamento Kyvo e Hapvida para desenvolvimento dos pilotos e possibilidade de rollout a partir dos resultados apresentados e do potencial da startup. Além disso, as startups contarão com uma atuação voltada para comunicação e RP, além outros benefícios disponibilizados através da Comunidade Kyvo.
Criado em 1979 pelo médico oncologista Candido Pinheiro Koren de Lima, o Hapvida tem feito movimentos importantes nos últimos tempos. Com mais de 6,5 milhões de clientes, a empresa decidiu fazer esse movimento junto ao ecossistema de inovação ainda em 2020 porque enxerga um processo de retomada forte no ano que vem, quando a pandemia apresentar uma situação mais controlável. Na esteira que suporta o programa Explora, a empresa fez uma série de investimentos recentes em Tecnologia de Informação (TI). Uma das iniciativas foi a criação de uma plataforma que acompanha todas as suas unidades em tempo real. Ativado pela biometria do paciente, o Núcleo de Controle e Qualidade acompanha todo o trajeto dele nas unidades do Hapvida, desde o momento da chegada até a saída, monitorando principalmente o tempo de espera no atendimento. Além disso, iniciativas importantes de Inteligência Artificial e novos produtos digitais para o cliente vem sendo desenvolvidos constantemente.
A empresa atua com mais de 35 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 43 hospitais, 191 clínicas médicas, 43 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para garantir um sorriso com mais saúde, a Operadora criou, em 2009, o Hapvida+Odonto, que atua em todo o país.
Programa Explora
- Link de registro de interesse das startups:https://app.pipefy.com/public/form/qkvUxre7.
- Período de inscrição: até 25 de novembro.
- Pré-requisito para se candidatar: startup com solução no mercado nacional.
- Áreas de interesse: medicina preventiva, gestão de crônicos, data mining, machine learning, IA, LGPD, endomarketing, monitoramento da saúde, orquestração de canais e engajamento mobile.
Outros investimentos em inovação
Maida.health – resultado da fusão entre a Haptech, empresa de tecnologia do grupo Hapvida, e a Infoway. A junção, que ocorreu em 2019, possibilitou à nova healthtech apostar em aplicações de Inteligência Artificial (IA) e Telemedicina no Hapvida. Além de auxiliar os diagnósticos a partir de exames de imagem, o que aumenta a eficácia e segurança da resposta médica. Na telemedicina, já são mais de 200 mil teleconsultas diretas realizadas com sucesso, com avaliação extremamente positiva dos pacientes.
Tercepta – surgiu em 2106, quando, em Ribeirão Preto (SP), ocorreu o Prêmio “Projeto mais inovador – IBM”. Vitoriosa na competição, a startup construiu um protótipo e um hardware de câmera inteligente foi testado durante 2017 no laboratório de inovação do São Francisco – SFHealthUp. A ideia ganhou bagagem para se tornar uma empresa e recebeu um aporte do laboratório para a criação e instalação do produto na unidade “Mais Saúde – São Francisco”.