Pressão alta, diabetes, hipotireoidismo e outras disfunções hormonais podem provocar um problema de formigamento, dores nas mãos e no punho, chamado síndrome do túnel do carpo, Este canal é um túnel ósseo, por onde passam o nervo mediano e os tendões responsáveis pela flexão dos dedos.
O médico ortopedista Leonardo Cézar, do Hapvida, explica que a pressão exercida e o estreitamento deste canal provocam a síndrome, causando dificuldades para as pessoas segurarem objetos por muito tempo, além de sensação de dormência na região.
O especialista também ressalta que a síndrome do túnel do carpo também é causada pela Lesão do Esforço Repetitivo (LER), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais.
“Há casos em que a pessoa vai a um restaurante self service e quando pega o prato este cai, pois a mão está dormente. É a síndrome do túnel do carpo que acomete mais as mulheres. Para casa dez casos, nove são mulheres e um de homem”, revela.
Leonardo Cézar acrescenta que, aos sentir os sintomas, o paciente deve procurar um especialista para fazer o diagnóstico. Se a síndrome estiver no grau leve, o tratamento será com medicamentos, fisioterapia, combate às causas como hipertensão, diabetes, hipotireoidismo ou reduzir os movimentos repetitivos. “Em caso grave, é necessária a cirurgia que é simples. O paciente leva poucos pontos e no mesmo dia estará em casa”, enfatiza o ortopedista.
Sintomas de Síndrome do túnel do carpo
Os principais sinais e sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem:
Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos
Dormência ou formigamento da palma da mão
Dor que se estende até o cotovelo
Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados
Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos
Desgaste do músculo sob o polegar (em casos avançados ou de longa duração)
Movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum)
Fraqueza em uma ou ambas as mãos.