Em Brasília, Lígia prestigia posse da ministra Maria Thereza na presidência do STJ

A vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, prestigiou a cerimônia de posse da  ministra Maria Thereza de Assis Moura como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta-feira (25). Ao lado do ministro Og Fernandes, empossado como vice, Maria Thereza será a 20ª presidente da corte e a segunda mulher a exercer o cargo (a primeira foi Laurita Vaz, no biênio 2016-2018). Lígia representou o governador João Azevêdo no evento, em Brasília.

“Estou feliz e orgulhosa em ter uma mulher na presidência do STJ. Vale destacar a importância da representativa feminina no Poder Judiciário para o fortalecimento do estado democrático de direito”, ressaltou a vice-governadora.

Lígia Feliciano ainda reforçou que as mulheres brasileiras conquistaram espaço e estão ocupando posições relevantes no Poder Judiciário, que trabalha para dar visibilidade, promover a igualdade entre homens e mulheres e afastar esse déficit histórico do reconhecimento da importância da mulher na sociedade.

Em seu pronunciamento, a ministra Maria Thereza toma posse defendendo imparcialidade dos juízes e diálogo com outros poderes. “Deve-se cumprir e fazer cumprir a lei, observando o espaço que a Constituição reserva ao Judiciário, dialogando com os demais poderes. Deve-se estar aberto à sociedade em gestos transparentes e aplicar a jurisprudência de maneira consistente, para que a prestação jurisdicional seja segura, íntegra e previsível, e o julgamento dos processos ocorra em prazo razoável”, afirmou a presidente do STJ.

A cerimônia de posse ainda contou ainda com as presenças do presidente Jair Bolsonaro; do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo; e do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, além de diversas outras autoridades, representantes da sociedade civil e personalidades do mundo jurídico e político.