Doces: Saiba as consequências do consumo para os dentes das crianças

É difícil encontrar uma criança que não goste de doce, no entanto, esses alimentos que possuem grandes quantidades de açúcar podem causar diversos prejuízos à saúde, principalmente, se forem consumidos de forma frequente e em demasia. Além dos riscos para doenças como diabetes e obesidade, o consumo excessivo de doces também pode acarretar diversas consequências negativas para a saúde bucal.

De acordo com a odontopediatra da UNINASSAU Campina Grande, Thaynná Barboza, os pais ou responsáveis não devem proibir o consumo desses alimentos, mas devem buscar substitutos menos nocivos, sempre que possível, além de terem um cuidado reforçado na escovação dos dentes.

“O açúcar não é um grande problema para os dentes quando a higienização é feita corretamente. O ideal é escovar os dentes até 20 minutos após as refeições, que é quando o processo de liberação de ácidos das bactérias que estão presentes na nossa boca começa a ocorrer. Quando essa escovação não é feita de forma adequada, as crianças acabam ficando sujeitas a ter cárie, mau hálito, gengivite e até a perda precoce dos dentes”, explica.

A especialista ainda orienta que é fundamental ensinar a criança desde cedo sobre a importância de se fazer a higienização bucal, de maneira lúdica, explicando que é para a saúde e bem-estar delas. “Fornecer escovas de dentes com temas infantis, de acordo com a preferência da criança, também pode despertar o interesse e facilitar o processo da escovação. É preciso ter atenção para que a escova escolhida seja apropriada para a sua idade”, orienta.

Realizar a escovação após as principais refeições (café da manhã e almoço) e antes de dormir, estimular o consumo dos alimentos mais naturais, como frutas, legumes, cereais minerais e substituir o doce do açúcar por alternativas como o mel, são algumas alternativas eficazes para preservar e manter a saúde bucal das crianças em dia.

Com Assessoria