O Carnaval está chegando e muitas pessoas já estão se preparando para curtir a folia. Para quem passa do ponto na alimentação e no consumo da bebida alcoólica, a regra básica é equilíbrio e atenção. Nutricionista da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande dá dicas de como o folião pode aproveitar as festas sem peso de consciência na Quarta-Feira de Cinzas.
O especialista ressalta que a alimentação é um ponto que o folião deve observar e a principal dica é priorizar alimentos naturais. “Frutas, verduras e legumes, por exemplo, são ricos em água e já auxiliam na hidratação do corpo. Deve-se dar prioridade as comidas preparadas em casa, evitando assim as comidas de rua porque elas possuem uma carga microbiológica duvidosa, além de altos teores de açúcar e gorduras”,explicou.
Muitas pessoas que vão curtir o momento irão passar muitas horas em pé acompanhando os blocos ou aproveitando as festas de rua, sendo assim, a dica do nutricionista é preparar o corpo por meio da boa alimentação pelo menos três dias antes. “Como já dito anteriormente, a orientação é priorizar os alimentos naturais e evitar os industrializados. Uma excelente opção é Inserir as raízes no cardápio, como batata-doce, batata-inglesa, inhame e a macaxeira, além do arroz, feijão, salada de verduras ou frutas”, indicou.
Para quem vai consumir bebida alcoólica, é aconselhado intercalar com água para manter a hidratação necessária. O nutricionista pontua que a quantidade de água a ser consumida varia para cada pessoa. “Apesar da quantidade variar, a sugestão é tomar 35 ml de água para cada quilo de peso corporal, por exemplo, uma pessoa que pesa 60 kg deve ingerir, em média, ao decorrer do dia, 2.1 litros de água. Esse seria o valor mínimo já que o folião que ingere bebida alcóolica desidrata mais rápido do que uma pessoa que não consome”, destaca.
Nos casos de “ressaca” algumas bebidas são opções bastante viáveis para diminuir os desconfortos estomacais no dia seguinte. Uma das dicas é a ingestão de frutas ricas em água, tais como melancia, melão, abacaxi, açaí (sendo energético) e hortelã. “Outra sugestão são as bebidas gaseificadas, como água com gás e refrigerantes de limão, já que esse tipo de bebida além do gás possui o caráter ácido do limão, que auxilia na síntese de uma enzima do fígado, que é responsável por desintoxicar o organismo”, finalizou o nutricionista.
Assessoria