Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: especialista do Sistema Hapvida dá dica para evitar cegueira

Nesta quinta-feira, 26 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença responsável por 13% dos casos de perda da visão. É uma doença que não tem cura e quando não tratada pode levar à cegueira.

“O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Possui vários fatores de risco como idade, histórico familiar e elevação da pressão intraocular. Caracteriza-se por ocasionar lesões no nervo óptico que em suas formas mais avançadas podem fazer aparecer manchas progressivamente maiores na visão”, explica o oftalmologista Túlio Ivo, do Sistema Hapvida, em Campina Grande (PB).

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano para avaliação e medida da pressão. “No seu tipo mais comum, o glaucoma costuma ser assintomático inicialmente e detectado apenas, através de consultas e exames oftalmológicos complementares. Portanto, o glaucoma é prevenível, sendo imprescindível a avaliação periódica por médico oftalmologista”, enfatiza Túlio Ivo.

Glaucoma:

Doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.

Sintomas:

A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os primeiros sinais da doença só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).

Fatores de risco:

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina.

Diagnóstico:

O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intraocular. Às vezes, podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.

Tratamento:

Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.

Prevenção:

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intraocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.