Na Paraíba, o dia 28 de Outubro se comemora o Dia do Servidor Público. Condições Insalubres de trabalho, jornadas exaustivas, baixos salários, descumprimento das gratificações são alguns dos principais problemas enfrentados pelos servidores públicos diariamente. Além disso, convivem com prefeitos, que muitas vezes, não dialoga com a categoria. Campina Grande, não foge dessa realidade.
O candidato a prefeito de Campina Grande, Inácio Falcão(PC do B), é um dos poucos prefeitáveis que foi funcionário público, e é filho de servidores públicos. Inácio foi servidor da PMCG e também da antiga Celb. “De nossa parte, o servidor será tratado com respeito”, garante.
Diante do atual quadro da Prefeitura de Campina Grande, com mais de 8 mil contratados atualmente, Inácio diz que pretende solucionar fazendo vários Concursos Públicos. Encurtar as distâncias entre o prefeito e os servidores é uma outra preocupação de Inácio, que adianta: Na sua futura gestão manterá um diálogo frequente com as entidades que representam a categoria, a exemplo do Sintab, e vai buscar atender as reivindicações; algo que há 40 anos não vem acontecendo em Campina Grande.
“Precisamos respeitar os servidores, e também as instituições que representam a categoria. Podem ter certeza, que na nossa gestão, vamos respeitar todas as categorias”, prometeu. Inácio frisa que terá ao seu lado, a vice Tatiana Medeiros(MDB), alguém com larga experiência na saúde pública, e considerada uma das melhores secretarias de saúde da cidade, pelo diálogo permanente com os servidores.
Um outro problema, que Inácio diz ver a frente, é o número exorbitante de cargos comissionados, e pontua que “já tem cargos demais”. “A prefeitura tá inchada”, completa. “Na nossa gestão, a partir do dia 1º de janeiro de 2020, junto com Tatiana, o nosso foco será voltado na buscar de uma relação respeitosa com os funcionários públicos. Os servidores são muito importantes para a gestão funcionar, e o sustentáculo de um município. Sem servidor, nenhum prefeito governa”, declarou.
Inácio garante, que no início de sua futura gestão, vai visitar todas as secretarias, e escutar as demandas dos servidores. “Todos os secretários que vamos nomear, terá a capacidade e a habilidade de ouvir os funcionários de cada setor, algo que a gestão dos 40 anos não vem fazendo”, finalizou Inácio Falcão.
Assessoria