Neste domingo (13), é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta, profissional que se ocupa da recuperação de nossos movimentos através de massagens e exercícios físicos, atuando também na prevenção de doenças ocupacionais e lesões, a fim de promover a melhoria da qualidade de vida.
Muitas pessoas relacionam fisioterapia a algum acidente ou contusão sofrida por um paciente. Todavia, ela vai além e pode solucionar r problemas ortopédicos como também complicações respiratórias, ressalta a fisioterapeuta Welika Silva, do Hapvida,
A especialista enfatiza que a fisioterapia diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais. “O objetivo do fisioterapeuta é principalmente preservar, manter e desenvolver ou restaurar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimentos e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psicofísicas e social e para promover a melhoria da qualidade de vida”, sublinha Welika.
Saúde Preventiva – A Fisioterapia preventiva trabalha basicamente com relaxamento muscular, exercícios respiratórios e alongamento corporal. Para isso, o fisioterapeuta procura conhecer bem os hábitos do paciente, se pratica algum esporte ou exercícios físicos (quais e com que frequência) como é o seu trabalho, se costuma ficar muito tempo sentado ou em pé, como é a sua postura, etc.
Trabalho – A Fisioterapia do trabalho preocupa-se em prevenir e manter a saúde do trabalhador. O fisioterapeuta deve conhecer as atividades desempenhadas por cada trabalhador a fim de orientá-los sobre a postura correta em cada tarefa. Dentro de empresas, elabora um planejamento de ginástica laboral e executa os exercícios juntamente com os trabalhadores.
Desportiva – O fisioterapeuta desportivo realiza avaliações funcionais periódicas para verificar o condicionamento físico de atletas. Ele prescreve um tratamento preventivo conforme o tipo de atividade física desempenhada pelo paciente. Além do trabalho preventivo, o fisioterapeuta atua no tratamento de lesões ou traumas físicos destes atletas.
Indústria de Equipamentos – O fisioterapeuta pode atuar no desenvolvimento de novos equipamentos que serão utilizados na fisioterapia clínica, no tratamento e recuperação de pacientes. Pode também fazer testes e avaliações de produtos já existentes.
Fisioterapia Neurológica – Atende pacientes com algum distúrbio neurológico, que tiveram derrame cerebral ou paralisia, por exemplo. Muitas vezes esse processo exige que o paciente reaprenda movimentos corporais básicos, como andar ou levantar um braço.
Ortopedia e Traumatologia – Atende pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Neste caso, o tratamento prescrito pelo fisioterapeuta tem o objetivo de aliviar a dor e recuperar os movimentos do paciente.
Fisioterapia Cardiorrespiratória – Atende pacientes com doenças cardíacas ou respiratórias no intuito de prevenir e tratar estas doenças, além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral dessas pessoas. Neste caso, o tratamento proposto pelo fisioterapeuta conta com exercícios ligados aos aparelhos respiratórios e circulatórios.