Nesta quinta-feira, 13 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta. Conforme a Confederação Mundial de Fisioterapia, World Confederation for Physical Therapy – WCPT, essa ciência é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida.
A fisioterapeuta Welika Silva, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, em Campina Grande, no Estado da Paraíba, ressalta a relevância dos profissionais que contribuem com a promoção da saúde.
A especialista destaca que as diferentes áreas desse campo de atuação são fisioterapia clínica, saúde coletiva, educação e outras.
De acordo com Welika, na fisioterapia clínica, o profissional está habilitado a atuar em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, entre outras unidades de saúde.
Ela acrescenta que: “Na área da educação, o profissional pode atuar em cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar pesquisas no campo. Por fim, a área classificada como outras engloba o desenvolvimento de equipamentos e produtos para fisioterapia e a atuação na área esportiva. O fisioterapeuta, portanto, possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde”.
Entre as atividades do fisioterapeuta, estão:
- Utilizar técnicas e terapias fisioterapêuticas para melhorar a circulação ou os movimentos de pacientes com traumas musculares, fraturas ou luxações;
- Tratar deformidades na coluna ou problemas posturais a partir de exercícios de fortalecimento e alongamento;
- Auxiliar a recuperação de pacientes de cirurgias, traumas, paralisias ou vítimas de acidentes;
- Evitar problemas circulatórios e de postura em gestantes;
- Orientar exercícios para pessoas com dificuldades respiratórias, como asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar ou pacientes em recuperação de cirurgias;
- Supervisionar exercícios para melhorar a coordenação motora e musculatura de idosos ou de pessoas com problemas neurológicos;
- Propor tratamentos para reabilitação de atletas com lesões e maximizar o desempenho desses atletas;
- Atuar na saúde do trabalhador em empresas com funcionários de diversas naturezas;
- Cuidar da acessibilidade e inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, atuando para diminuir os impactos de uma limitação física.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.
Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.