Esta quarta-feira, 26 de maio, é o Dia Nacional Nacional de Combate ao Glaucoma. Doença que acomete os olhos, o glaucoma não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira. Mais de dois milhões de brasileiros acima de 40 anos são acometidos dessa patologia.
Segundo o médico Saulo Freire, diretor da Oftamoclínica e da Fundação de Olhos da Paraíba (FOP), vários fatores de risco favorecem o aparecimento do glaucoma, a exemplo da idade avançada, aumento da pressão intra-ocular (pio), danos no nervo ótico , raça negra e hereditariedade. Na maioria dos casos , pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo.
Todavia, quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. “A prevenção é o caminho mais fácil, mais curto e mais barato para evitar a cegueira. A cegueira incapacitante torna as pessoas inválidas. O cuidado com a saúde visual é essencial, inclusive porque muitos casos de perda da acuidade visual podem ser evitados com um diagnóstico precoce”, explica o oftalmologista Saulo Freire.
Ele ressalta que o glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intra-ocular e avalia o nervo ótico. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.
O especialista destaca que o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma chama a atenção para a importância de um acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar essa doença que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo.
Ação social
Nesta quarta-feira, a Oftamoclínica promove a campanha “De Olho no Glaucoma” com ação social nas unidades de Campina Grande e João Pessoa. “Durante todo o dia, Faremos uma ação social para a população com exames para pacientes a partir de 40 anos como também prestaremos informações sobre o glaucoma”, revela Saulo Freire.