Coronavírus: pneumologista alerta asmáticos para cuidados redobrados e explica funcionamento de ventiladores mecânicos

Os pacientes com asma, e outras doenças respiratórias, é um grupo mais suscetível a contaminação do novo coronavírus(Covid-19), e precisam manter os tratamentos. Essa é a recomendação da pneumologista Andrezza Araújo, da Hapvida. Ela pontua que esses devem continuar com as medicações diárias, a exemplo das famosas “bombinhas”. “Esses pacientes também devem receber a vacinação da Influenza e pneumocócica”, acrescenta.

‘Pessoas com asma, principalmente as asmas graves e não-controladas, são as mais suscetíveis a ter uma evolução negativa, caso sejam contaminadas pelo Coronavírus”, alerta. Esses pacientes são incluídos no grupo de risco, como doentes crônicos, e devem restringir o convívio social, e exercer o trabalho, se possível, no sistema Home Office. As recomendações são da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. “

VENTILADOR MECÂNICO

Um equipamento que está sendo bastante utilizado nas unidades de saúde, nos pacientes mais graves de Covid-19, são os respiradores mecânicos. A médica explica que o aparelho fornece até 100% de oxigênio, mais do que um corpo necessita normalmente. “O ventilador mecânico visa garantir que a pessoa tenha a ventilação adequada”, disse a pneumologista, sobre a importância do aparelho, quando o paciente está com o pulmão infectado pelo COVID. “O sistema de defesa ganha mais tempo para eliminar o vírus”, acrescenta.

SINTOMAS

A Dra Andrezza ainda diferenciou os sintomas de uma gripe comum do novo Coronavírus. Ela explica que os sintomas iniciais são semelhantes nos dois casos: Fadiga, tosse, cefaléia e dores no corpo. A falta de ar é um dos sintomas, que deve deixar o paciente mais atento,junto com os outros citados anteriormente.
“Nos primeiros dias, o paciente pode apresentar sintomas leves, como Coriza, mal estar e febre baixa . Numa segunda fase, dores nas articulações e no corpo , a febre pode se tornar mais alta e persistente e dificuldades para respirar. O terceiro estágio, caso avance, seria pneumonia, que pode cursar também com fenômenos trombóticos como uma embolia pulmonar”, explica. A pneumologista lembra, que caso esses sintomas apareçam, o paciente deve procurar imediatamente um atendimento médico.

Assessoria