O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande realizou, entre os dias 16 e 19 de novembro, o 1º Congresso Nacional de Medicina Veterinária (Convet). O evento reuniu uma série de especialistas na área, com foco em temáticas sobre reflexões para a promoção da saúde e bem-estar dos animais.
A cerimônia de abertura, na noite da quinta-feira (16), foi presidida pela advogada e ex-presidente da Comissão de Direito Animal da OAB (Subseção Campina Grande), Artemis Araújo, que também é estudante de Medicina Veterinária da Instituição. Além dela, a mesa também contou com a presença do vereador campinense Olímpio Oliveira, que tem uma série de projetos de lei e requerimentos voltados à causa da defesa animal.
Durante a abertura, o reitor da Instituição, Martins Silva, destacou a importância das temáticas sugeridas para o Convet. “É importante levar em conta o quanto é preciso ter respeito com a dignidade dos animais, visto que todos os dias vemos notícias de pessoas que desrespeitam e atentam contra a vida dos bichos. Nós, enquanto instituição de ensino, não podemos deixar esse tema de lado. Temos que discutir medidas para proteger a dignidade animal”, pontuou.
Nos demais dias, o Congresso realizou uma série de minicursos sobre temas como Direito Animal, Perícia Veterinária, Doenças e Diagnósticos da Saúde Animal, entre outros. O último dia, o sábado (19), foi voltado para oferecer pequenos atendimentos gratuitos a população local, na Clínica-Escola da Instituição.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU, Sebastião Rodrigo, fez uma avaliação positiva do evento, e já prevê um evento ainda maior na edição do ano que vem. “Foram dias que nós conseguimos reunir profissionais renomados, além de conseguir envolver todos os nossos estudantes na organização do Convet. Parabenizo a todos e agradeço a cada um dos convidados, que se dispuseram a construir conosco esse evento, que foi um grande sucesso”, concluiu.
Assessoria