Festa de Natal e Ano Novo são sinônimos de fartura, confraternizações e comidas. Entretanto, é preciso ter cautela na hora da alimentação da ceia e bom senso na quantidade consumida. O alerta é da nutricionista Iraci Sabino, da Hapvida, que ainda lembra da importância de se ter equilíbrio, especialmente nesse período do ano. “É preciso que o paciente tenha consciência se tem alguma patologia, como a diabetes e a hipertensão”, lembra.
Aos diabéticos, a especialista diz que é preciso controlar os carboidratos, muito encontrado na macarronada e no arroz. Em relação aos hipertensos, Iraci diz que eles precisam controlar a quantidade de sal. “É preciso ter toda uma coerência, para depois não terminar as festas ir consumir produtos farmacêuticos”, complementa.
O outro fator preocupante, segundo a nutricionista, diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas. Ela cita que as pessoas que apreciam bebidas destiladas, como a cerveja. “Há pessoas que bebem e o que perdem durante o ano vão ganhar no Natal”, frisa. Iraci diz que a recomendação é beber controladamente. Se possível, não ingerir bebida alcoólica.
“Se gostar de beber, tenha toda uma cautela. Observe a quantidade que se bota no copo e de nutrientes que está ingerindo. A bebida tem rótulos, então vamos ler também”, recomenda.
A nutricionista ainda destaca que a bebida vem acompanhado do tira-gosto, que pode ser o principal efeito negativo. “Você bebe e consome o petisco e, consequentemente, vem toda a complicação”, destaca.
A ceia ideal
Iraci Sabino dá dicas dos alimentos mais indicados à saúde para consumir nas ceias, como as frutas misturadas com folhas, diversificando os dois. Quanto à carne, recomenda-se o lombo de porco grelhado e sem óleo. De acordo com a nutricionista, é uma carne magra e não tão prejudicial á saúde.
Outros alimentos sugeridos são o pernil de frango e o peru. “É preciso ter cuidado de como vai fazer. Porque se você frita é uma coisa. Se você grelha, é outra coisa”, lembra.
A nutricionista também alerta sobre as farofas, principalmente no que tange ao acréscimo de muitos condimentos, comprometendo a saúde. “Vamos fazer uma farofa simples, bem prática, para melhorar a aparência dos pratos e reduzir as calorias”, acrescenta a nutricionista Iraci Sabino.
Assessoria