O setor de Gastronomia é um ramo que tem experimentado um importante crescimento nos últimos anos, e esse aspecto tem desenhado o atual cenário da economia brasileira. Com o advento dos aplicativos de delivery, cada dia mais pessoas tem procurado esses estabelecimentos. No entanto, falta mão de obra qualificada para suprir essa demanda.

De acordo com Isabela Pereira, coordenadora do curso de Gastronomia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, setores como bares, restaurantes, hotéis, buffets e similares estão encontrando dificuldades para contratar pessoas com curso superior na área.

“As empresas do setor estão precisando de profissionais formados com urgência. O ramo de hotelaria é um dos que mais precisam de pessoas formadas em Gastronomia. Muitos hotéis têm cozinhas muito grandes, com um número grande de funcionários, mas sem uma pessoa formada para elaborar o cardápio”, pontua.

A coordenadora ressalta que o mercado gastronômico tem se reinventado, e prioriza os profissionais mais especializados na criação dos cardápios e consultoria de alimentos. “Em geral os que se formam, quando vão para o mercado de trabalho, buscam as cozinhas de alta gastronomia”, ressalta.

Para além das cozinhas, outro ramo da gastronomia com pouca mão de obra qualificada é a área da docência, que necessita desses profissionais para realizar cursos e treinamentos. “O aluno que deseja dar aulas precisa, no mínimo, de uma especialização, como docência no ensino superior ou de cozinha brasileira, por exemplo. Além disso, existem cursos de mestrado e doutorado na área”, destacou Isabela.

INSCRIÇÕES 

A UNINASSAU Campina Grande está com inscrições abertas para o curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, com duração de dois anos. A coordenadora Isabela Pereira explica que logo no primeiro período de curso, o aluno já conta com aulas práticas. “O aluno pode ser inserido em algum programa de estágio, no início do curso. Com isso, ele acaba tendo esse primeiro contato com uma cozinha, e aplica, na prática, o que aprendeu em sala de aula”, explicou.

Para maiores informações, os interessados podem fazer contato por meio do número (83) 9 8723.8215 ou se dirigir ao campus da Instituição, localizado na Rua Antônio Carvalho de Souza, 295, bairro Estação Velha (por trás do Fórum Afonso Campos).

Assessoria