Técnica milenar e chinesa, utilizando a introdução de agulhas em partes estratégicas do corpo, a acupuntura pode ser uma aliada para os sintomas de doenças como depressão, ansiedade, câncer e diabetes. É o que diz a médica acupunturista Márcia Mabel, da Hapvida, sobre o método. Sintomas como insônia, dor de cabeça, dores na coluna e dores menstruais podem ser diminuídos com a acupuntura.
“Até mesmo o câncer. Não vai curar a doença, no entanto, dá uma qualidade de vida melhor ao paciente. Ao diabético também, nós temos a acupuntura como uma aliada de muitos sintomas”, explica.
Quanto ao receio que muitas pessoas ainda têm de agulhas, Mabel enfatiza que a maior parte dos “medrosos” é do sexo masculino. “Isso é a primeira impressão, mas quando se chega ao primeiro contato, que se tem ainda de acupuntura é apenas com agulhas”, destaca Mabel, pontuando outras técnicas que são bastante utilizadas atualmente, como as famosas “ventosas”, como utilizou o nadador americano e medalhista olímpico Michael Phelps. “Essa técnica dá um grande alívio, e também é acupuntura”, complementa.
A especialista ressalta ainda que a técnica pode ser uma aliada de transtornos psicológicos, como a depressão e a ansiedade. “Muitas vezes o paciente é depressivo, vem com o uso de quatro a cinco medicações diferentes de tarja preta”, afirma.
Todavia, a médica destaca que os sintomas não vão acabar em duas ou três sessões. “Quem vai dizer é o organismo do paciente”, avisa, acrescentando que o tratamento é eficaz e ajuda na retirada das medicações.
Por fim, Márcia que ressalta que a acupuntura é uma terapia alternativa e não substituí os demais tratamentos, especialmente para os pacientes de câncer e diabetes. “É auxiliar, indicado pela maioria dos médicos. O acupunturista vai dar um resultado para esse paciente fantástico”, conclui Márcia Mabel.