Na última terça-feira (14) a UNINASSAU- Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande, deu as boas-vindas aos novos estudantes da Instituição. Durante o dia, e também no período noturno, a coordenação acadêmica recepcionou os alunos novatos, apresentando os coordenadores de curso e listando alguns dos projetos do semestre 2023.1.
O reitor da Instituição, Martins Silva destacou a sua alegria em receber jovens e adultos que iniciam uma nova jornada de vida. “Um curso superior dura de quatro a cinco anos, e muitos de vocês nesse período vão conviver com as mais diversas situações e pessoas, sejam elas positivas e negativas. Mas, contem com os coordenadores de curso e professores, tenham a coordenação acadêmica como uma aliada nessa jornada e não deixem nunca de procurar cada um desses quando houver dúvidas ou dificuldades”, destacou Martins.
Após a fala do reitor, o coordenador acadêmico, Rodrigo Cézar, apresentou aos alunos os coordenadores de curso e em seguida realizou uma dinâmica de entretenimento. Por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra com o tema “Habilidades socioemocionais” ministrada pela psicóloga Juliana Beco, especialista em relacionamentos e docente da UNINASSAU Campina Grande.
Na apresentação, Beco explicou que habilidades socioemocionais se refere a convivência coletiva, sem esquecer de ter um olhar individual sobre cada ser humano. “Antes de sermos profissionais, nós somos pessoas. Você, antes da sua profissão, é uma pessoa que tem uma história e uma cultura e onde há gente existe conflito”, disse a especialista sobre a convivência no ambiente acadêmico.
A psicóloga ainda reforçou aos estudantes que as habilidades socioemocionais só podem ser desenvolvidas quando o indivíduo conhece bem a sua história e também destacou a importância dos estudantes não se compararem com os outros. “Você só pode construir competências socioemocionais se você souber quem é. Quando eu vou me medir com a medida do outro, acabo me anulando. Quando você se conhece acaba parando de se misturar com o outro. Equidade é você compreender que cada pessoa tem necessidades individuais”, finalizou.
Assessoria