UNINASSAU dá início a campanha contra Fake News

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande apresento, por meio do curso de Direito, os projetos da campanha “Não Seja Mais um”. A atividade é uma ação de conscientização e combate à disseminação de Fake News (notícias falsas) na internet.
As ideias do projeto nasceram nas aulas da disciplina “Carreira e profissão na Era Digital”, do primeiro período de curso. Professores e estudantes discutiram os males causados pelas Fake News na sociedade, citando casos de personalidades que foram vítimas de notícias falsas.
O professor da disciplina e coordenador de curso, Arthur Gama, pontuou as questões levantadas, que culminaram na criação do projeto. “Nós começamos a conhecer, durante as pesquisas, casos de pessoas que tiraram a vida ou desenvolveram transtornos psicológicos após serem vítimas de uma Fake News. Quando avaliávamos a seriedade do tema, os próprios estudantes pensaram em soluções e, daí, surgiram os projetos”, explicou.
Depois de formatar as ações, a Instituição decidiu apresentar as propostas na área de convivência da Instituição. “Apresentamos a estudantes de outros cursos esses projetos, inclusive são alternativas viáveis de serem colocadas em prática. Tivemos projetos magníficos, especialmente para as eleições desse nesse ano, período em que haverá uma maior probabilidade das Fake News se espalharem”, sublinhou.
Veja alguns projetos apresentados:
Programação de Bloqueio
A proposta prevê a elaboração de um bloqueador de notícias falsas por meio de um aviso nos navegadores de internet, também conhecidos como “Pop-ups”. A ideia é que eles, imediatamente, freiem a postagem de algum conteúdo suspeito.
Campanha “Não seja mais um” nas redes sociais 
Presença da campanha “Não seja mais um” seria eficaz nas principais redes sociais (Instagram, Facebook, Tik Tok e Kwai), com postagens de fotos e vídeos orientando as pessoas a identificarem informações falsas.
Assessoria