Uso incorreto do celular pode causar dores e lesão na coluna, alerta especialista

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que pelo menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, convivem com a dor provocada pela postura errada ao utilizar os telefones celulares. O número supera a média mundial que é de 35%.

Diante desse cenário, profissionais da saúde fazem alertam aos usuários com relação à posição do corpo ao manusear os aparelhos. Caso não seja corrigida, pode gerar dor crônica e lesões com a necessidade de submeter-se a procedimento cirúrgico.

A fisioterapeuta Wellika Silva, do Hapvida, revela que o fato de o usuário baixar o olhar, telefonar ou acessar a rede social favorita termina sobrecarregando a coluna.

“O celular não pode estar abaixo da cabeça do usuário. O ideal é manter o pescoço ereto e evitar uma maior flexão dos braços, ou seja, a orientação é levar o aparelho até a altura dos olhos e não o contrário. No caso de postar mensagem, é recomendável segurar o equipamento com as duas mãos e digitar com ambos os polegares”, explica a fisioterapeuta.

Recomendações

– Não use o celular ou tablet para trabalhos longos. Prefira seu computador de mesa ou laptop. Verifique se esses dispositivos estão dispostos ergonomicamente.

– Ao usar seu celular, levante-se e aproxime-o um pouco abaixo do seu rosto.

– Apoie o braço em uma superfície estável.

– Faça exercícios de alongamento para aliviar a tensão no pescoço como o movimento de “sim” e “não” com a cabeça.